fvmTopMETASJunto com os oito temas do FVM2018, apresentaremos quatro metas alternativas de design, cada uma delas contendo uma limitação bem específica no formato do jogo. Como o próprio nome indicam, elas são alternativas, você não precisa usar nenhuma delas se não quiser! Mas a partir do momento que esta meta for escolhida pelo participante, ela se torna um dos elementos centrais de avaliação do jogo, então pense bem antes de meter a mão nessa cumbuca! Em contrapartida, ao optar por utilizar uma meta alternativa de design, você reduz um tema dentre os quais deve utilizar no seu jogo.

Exemplo: Vamos supor que uma das metas alternativas de design é criar um jogo cuja partida, com início meio e fim, deve durar no máximo uma hora, e que isso deve estar presente nas mecânicas e regras. Se você escolher esta meta, pode criar seu jogo utilizando apenas dois dentre os oito temas do concurso FVM2018, mas em compensação deve seguir à risca a meta alternativa de design que limita as partidas a uma hora.

As metas alternativas de design serão, por definição, bastante restritivas em relação ao formato, então escolha por sua conta e risco. No fim das contas, você sempre pode escolher: criar seu jogo utilizando três dos oito temas apresentados por nós, ou então, usar uma das quatro metas alternativas de design e mais dois temas entre os oito disponíveis.

As metas alternativas de design do Concurso Faça Você Mesmo 2018 são:

Transmissão: Crie um jogo narrativo para ser jogado à distância. Isso pode ser feito usando redes sociais, messengers , plataformas de stream, ou mesmo meios analógicos, como cartas e bilhetes deixados em lugares.

Jogos para Redução das Desigualdades: Faça um jogo que aborde a temática da REDUÇÃO de desigualdade (seja pelo viés de gênero, de raça, classe social, etc.). Essa provavelmente é a meta mais difícil, complexa e recompensadora dentre as listadas aqui. Pra sermos sinceros não temos muita ideia de como fazer isso de maneira efetiva, mas estamos torcendo para que surjam ideias incríveis aqui!

Tipo isso, mas diferente…: Crie um jogo que seja feito para jogar com iniciantes e fora dos círculos tradicionais de jogos narrativos. O jogo deve incorporar jogos, esportes e brincadeiras já populares (Ciranda? Amarelinha? Escravos de Jó? Uni duni tê?) como base e uma espécie de ponte para ser transmitido.

Os limites são tênues: Crie um jogo no qual os fatores externos a mesa (dia da semana, condição do clima, notícias recentes, eleição para presidente, greves, etc.) influenciam significativamente nas mecânicas e na narrativa. Tente buscar referências nos jogos de realidade aumentada (ARGs), mas focando sempre na narrativa analógica.

8 comments to “Metas de Design FVM 2018”

You can leave a reply or Trackback this post.

  1. Marcos Inki - maio 26, 2018 at 2:15 pm Reply

    Olá, bom dia.
    Poderiam me esclarecer a meta de design de “jogos para redução da desigualdade”?
    Essa redução da desigualdade vale para qual ambiente? Apenas discutir no ambiente hipotético do jogo como um exercício de empatia? Reduzir efetivamente a desigualdade no grupo de rpg que está sendo jogado? Discutir a redução da desigualdade nos cenários rpgísticos (físicos ou imaginários)? Tudo isso? Nada disso?

    Brigadão =D

    • Rafael Rocha - maio 26, 2018 at 7:48 pm Reply

      Ei Marcos! Essa é a meta mais difícil mesmo! Acho que por ser tão difícil, qualquer micro avanço nessa área já seria fantástico. Então a resposta seria “tudo isso, ou qualquer um desses” :)

  2. Marcio Moreira Guimarães - maio 26, 2018 at 9:15 pm Reply

    Essa meta “Jogo para redução de desigualdades” pode ser com etnias fictícias fazendo alusão a todas. Como nos Mutantes de X-Man por exemplo?
    Obrigado, e por favor, não parem mais com o FVM! Essa iniciativa de vocês é maravilhosa.
    Abraço!

    • Rafael Rocha - maio 26, 2018 at 10:08 pm Reply

      Ei Marcio, acho que depende de como você fizer isso no jogo pra ser sincero. Acho que o foco da meta em primeiro momento é falar de desigualdades reais e concretas, mas dependendo de como a alusão e analogia for feita… 😉
      E vamos continuar sim, pode deixar!

  3. Diego - maio 28, 2018 at 5:17 pm Reply

    Pergunta.
    A meta de desing “tipo assim, mas diferente…” inclui regras de jogos de cartas e/ou tabuleiro “genéricos”? digo como 21 ou dominó?

  4. Natan - maio 29, 2018 at 7:21 pm Reply

    No caso da transmissão, pode ser um jogo que “pode ser jogado por alguma rede social” e algo mais (tipo, por a possibilidade de ser presencial também)? ou ele SÓ PODE ser jogado por aquele meio de comunicação?

    • Rafael Rocha - maio 30, 2018 at 10:53 am Reply

      Ei Natan! A ideia é que o jogo seja formatado para ser jogado à distância, completamente formatado para um tipo de meio de comunicação específico!

  5. Marcio Moreira Guimarães - maio 29, 2018 at 8:30 pm Reply

    Tenho duas perguntas: 1) em Metas de Design “Transmissão” eu tenho que fazer um jogo todo remotamente, ou pode ser em parte, ou um modo de jogo.
    2) em metas de Design “tipo assim, mas diferente” eu posso usar um outro jogo clássico existente como base? Assim como o jogo Dread usa Jenga.

Leave a Reply

Your email address will not be published.