Jsonhador

Podcasts que vale a pena conferir: Jogador Sonhador

Considerado entre as vozes mais assertivas da análise teórica e prática dos jogos de contar histórias, Ricardo Tavares, o “Jogador Sonhador”, desenvolveu diversas aulas de game design em formato de podcast (apesar de ele não qualificar desta forma, nós fazemos isso por ele). :)

Direto de Portugal, Ricardo criou uma das mais completas bibliotecas de áudio a respeito de assuntos ligados ao jogo, linguagem e relações pessoais dentro do hobby. Questionador, seus áudios solo traziam um discurso sereno e direto sobre diversos temas que até hoje são pauta de debate, não só entre os game designers, mas também entre os jogadores.

Você encontra toda a sua produção no link abaixo:

JOGADOR SONHADOR

Destaco alguns de seus áudios como fundamentais para a discussão atual de game design:

Agendas criativas (com Pedro Leone)

O papel dos anfitriões

Prontos para desafinar

Estruturas narrativas (com Jorge Palinhos)

Infelizmente, o Jogador Sonhador está em um hiato produtivo, que já dura quase um ano. Vamos encher a caixa de mensagens dele com pedidos de retorno! :)

About the author: Julio Matos

Júlio é Game Designer, Professor e entusiasta da cena Independente. Foi criador do Botequim dos Jogos e trabalha para manter o Mamute de pé! Você encontra os jogos malucos do Júlio no ZK Studio

2 comments to “Podcasts que vale a pena conferir: Jogador Sonhador”

You can leave a reply or Trackback this post.

  1. Ricardo - outubro 9, 2016 at 12:33 pm Reply

    Grande Júlio! \o/

    Obrigado por manteres a chama viva :) Ainda ontem estava assistindo à tua última palestra no youtube e recebi um aviso do google alerts por este artigo referir o Jogador-Sonhador. Acho que não tenho caixa de mensagens na terceiraterra, mas podem sempre me contactar pelo endereço de e-mail que é referido em todos os episódios. Sobre game design, também podem percorrer a minha última série de artigos mais aprofundados aqui: https://medium.com/design-e-teoria-dos-rpgs

    É verdade que estou em hiato produtivo por motivos profissionais e também acabei por desaparecer das redes sociais (em particular, banido do facebook por não querer usar o meu nome real). Já tentei gravar mais algumas coisas, mas não tenho definido nenhum novo projeto. Quero talvez evitar voltar a falar das mesmas coisas só de maneira diferente. Como sempre, “enviem as vossas questões, ideias ou sugestões…” :)

    Um abraço a todos!

  2. Julio Matos - outubro 11, 2016 at 1:13 pm Reply

    Opa Ricardo

    Que bom saber que a chama ainda não se apagou. Venha trazer mais debates, mesmo que sejam releituras. O tempo passa e nosso entendimento do que acreditamos vai mudando. Sua voz é importante para cena! :)

Leave a Reply

Your email address will not be published.