Depois de 16 dias de debates, idéias e teclados sendo triturados, recebemos nada menos que 41(!!!) jogos para essa edição do Concurso Faça Você Mesmo! Quarenta e um jogos é coisa pra caramba!

Gostaríamos de agradecer imensamente a todos que participaram dessa edição do FVM, seja quem já fez uma dezena de jogos, ou iniciantes que embarcaram pela primeira vez nessa aventura (e tivemos muitas pessoas novas dando as caras, sejam bem vindos!). Sem a participação de vocês o Concurso Faça Você Mesmo literalmente não aconteceria, então muito obrigado não só por fazerem acontecer, mas por tornarem o Concurso Faça Você Mesmo 2018 umas das experiências mais legais que tivemos recentemente. 

E agora é hora de conhecermos esses deliciosos 41 jogos!

7 Dias |  Guilherme Duarte Rodrigues |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Uma chance de debater assuntos difíceis com mecânicas fáceis. Um “Quem sou eu?” do privilégio. Uma maneira de discutir o que mudaríamos no mundo. ”

119 Dias Comigo |  Janine Appel e Êowyn |  Documento |  Crachás |  Mapa |  Prontuário |  Sobre |  Avaliações
“119 Dias Comigo é inspirado na minha experiência de internação psiquiátrica. Os temas abordados estão no cerne do jogo. Basicamente, o objetivo dos pacientes é superar suas crises, reencontrar suas identidades e testar suas fortalezas – sozinhos e ao mesmo tempo todos juntos. Isso foi tudo o que eu vivi naqueles meus 119 dias. E você, jogador… o que fará nos seus 119 Dias?”

A Obra |  Wagner Augusto |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Este pode ser considerado um Poema de Interpretação, um jogo minimalista, sobre sentimentos e expressão para 2 ou mais jogadores de duração indeterminada. ”

A Torre de Marfim |  Vitor Pissaia |  Documento (Áudio) |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo epistolar cooperativo sobre a dialética entre a prática e a teoria. ”

A Universidade no Fim do Mundo |  Guilherme Korn |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo de narrativa constante sobre a descoberta da própria identidade em um universo mágico, onde a aleatoriedade de reações molda os personagens.”

Assassinato no Expresso Vendetta |  Tarcisio Lucas |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um sistema de RPG solo, que tenta simular as histórias estilo “Aventuras-solo”, aqueles livros-jogos onde o leitor/jogador vai decidindo ao final de cada parágrafo…mas de uma forma livre e com infinitas possibilidades. Você irá construir uma narrativa, a partir de Cenas e Opções até encontrar a Identidade do assassino.”

Aventura na Fortaleza da Luz |  Sarah Helena |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um anti hack’n’slash, criando aventuras emocionais e empáticas dentro do ambiente de uma Fortaleza no melhor estilo dungeon crawler, mas onde ao invés de se usar regras rígidas e teste numéricos, características de desenvolvimento da identidade dos personagens são utilizadas.”

Blackout |  Marcos Roberto Rodrigues |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Trata-se de um RPG com elementos de boardgame, sobre um grupo de sobreviventes que estão refugiados num abrigo. Ocorreu um tremendo blackout, nenhum aparelho eletrônico funciona, e o dia não voltou a nascer. Para piorar, algo os espreita, uma entidade que desafia nossa racionalidade, chamada de Escuridão.”

Brazil’s Struggle |  Eduardo Francis |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um RPG com a ousadia de abordar temas maduros sobre o Brasil.”

Chakana |  Jefferson Miranda Pimentel |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo comercial que busca trazer a tona um incrível cenário sul-americano historicamente real, com pequenas pinceladas de fantasia e ficção.”

Confinadx |  Luan Barroso da Cruz |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Este é um jogo interpretativo que aborda as minorias sociais, fazendo com que os jogares sintam na pele o que é sofrer preconceito enquanto vivem personagens adolescentes, no Ensino Médio, em um Colégio Interno frequentado pela “elite social”.”

Cthulu 2020|  D.V. Lovecraft |  Documento (Site) |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo online de exploração psicológica que desenvolve uma interpretação do universo de Lovecraft nos dias atuais.”

Éclat |  David Dornelles Santana de Melo e Maria Eduarda Rocha Magalhães |  Documento |  Cartilhas |  Sobre |  Avaliações
“Jovens treinam na Fortaleza de Éclat para serem membros da tropa de exploradores que busca compreender os mistérios de um mundo selvagem e assim aprender mais sobre eles mesmos. Em meio à realidade tenebrosa, almas juvenis colorem um mundo cinza e o iluminam com sua luz fugaz.”

Filh@s da Pátria II |  Camilo Soares |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um Battle Royalle narrativo sobre democracia e Lutas de Classe. ”

Galetia |  Joker, Andersson e Átila |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Galetia é um cenário de RPG, compatível com a maioria dos sistemas. Trata-se de um mundo de fantasia com a maioria das raças típicas. Ele foi reimaginado para a Era do Bronze grega. A principal proposta de Galetia é trabalhar com temas LGBTQIA+, reinterpretando ideias e temas que já estão consolidados na fantasia. ”

Geração Y |  Aline de Godoy Rodrigues da Silva |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Geração Y é um jogo narrativo ácido e questionador que se propõe à escrachar dinâmicas sociais e privilégios que possuímos sem nem ao menos nos dar conta. É simples e direto e foi muito divertido pensar sobre ele. ”

Herança |  Felipe Recka |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Herança é um jogo narrativo sobre empatia às minorias e revolta contra um sistema opressor.”

Intercromático  |  Marcelo Faria |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um RPG de Whatsapp inspirado no Scrum com cerimônias e elementos de jogabilidade estruturados para uma experiência de interpretar um super-herói/super sentai em uma narrativa compartilhada que ajude a desenvolver a habilidade de escrever histórias.”

Inumanos|  Sergio Maximo Jr.  |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo sobre poder e escolhas, explorando o significado de humanidade e a perda gradual de identidade frente a um inevitável fim. ”

Jornadas |  Gustavo Vazquez Ramos |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo que trata das dificuldades dos migrantes, com regras simples para uma resolução global de desafios, em que os personagens se ajudam em busca da solução. Aventuras one-shot, em que os jogadores só saberão que povo eles são no final, mostrando a universalidade do sofrimento humano.”

Justiça |  Fernando Muniz Erthal |  Documento |  Ficha |  Sobre |  Avaliações
“O sistema que criei, leva ao pé da letra seu nome Justiça, pois busca trazer campanhas onde os jogadores possam utilizar temas como desigualdade para fazer Justiça, além de um sistema completo utilizando a meta de cores e privilégios de acordo com profissões. Buscando diversão e aprendizado a todos.”

Kitsune – As Terras da Primavera|  George Lucas da Silva dos Santos |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Uma tentativa de levantar questões sobre o opressão de minorias de forma lúdica (Jogos para Redução das Desigualdades), utilizando as relações emotivas (Empatia) e políticas (Tribos) como forma de auxílio para essas questões.. ”

Lens: Seu olhar pode mudar tudo|  Diego Barreto Azevedo |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Este jogo se trata, primeiramente, de uma experimentação de ideias e mecânicas. Trata-se de um jogo em que fotos tiradas pelo celular devem ser interpretadas pelas jogadoras para produzir narrativas sobre conflitos internos vividos pela protagonista diante de um problema externo.”

Matiz |  Marcio Moreira |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo semi-cooperativo de contar histórias, onde os participantes, munidos de objetivos ocultos, interpretam contra-partes de um único personagem em conflito de IDENTIDADE. Matiz é inspirado em psicologia das CORES, e sua mecânica utiliza as cartas “daquele velho jogo” com números e cores. ”

Meritrucocia |  Rafael Carneiro Vasques |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“É um jogo de truco no qual os jogadores jogam com número de cartas diferentes, proporcional aos privilégios sociais. Ao invés de pontos, os jogadores conquistam realizações individuais que devem ser narradas pelo jogador. Quando um jogador conquistar seis realizações o jogo acaba.”

Mundos Caóticos |  Guilherme Bufete Liberato |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo rápido, semi-universal, leve (na questão de regras), e caótico. Utilizando de elementos como Cor da Roupa dos jogadores para definir se há alguma empatia ou não entre ele; rolagens de dados e o clima atual para definir o mundo da forma mais caótica possível, incentivando o mestre (e jogadores) a trabalharem a imaginação; conflitos internos e traços de personalidade que ajudam a ressaltar a identidade de cada personagem. ”

No Mesmo Barco |  André Bogaz |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Trata-se de um jogo que busca, por meio de narrativas reais, fortalecer laços entre duas pessoas e das pessoas consigo mesmas.”

Novo Mundo Resgate 01|  Natan Ramos |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Ação, exploração espacial, lidar com monstros e alienígenas, oferecer suporte para os soldados espaciais, levar ou resgatar pessoas importantes em planetas desconhecidos, explodir coisas, trabalhar em equipe… Vocês são o Resgate 01 e o Plano Novo mundo da ONU está contando com a ajuda de vocês.”

O Alvo |  Raul Fontoura |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Os jogadores constroem identidades vulneráveis de meninos e se observam, esperando que um deles baixe as cartas e fazendo o máximo possível para não serem o último – o Alvo. O jogo espelha o comportamento tóxico masculino de nomear um bode expiatório, e nele descontar suas frustrações coletivas. ”

O Guarda no Portão |  Cezar Capacle |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Esse é um jogo sobre gatekeeping, ou seja, o ato unilateral de decidir quem pode ou não pertencer a uma Tribo. A Fortaleza representa as barreiras à entrada a uma Tribo que alguém enfrenta ao expressar uma Identidade que não atende ao estabelecido pelos protetores das “normas” – O Guarda no Portão.”

OPÇÃO: NERD |  Rafael Canhête Lopes Filho |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“OPÇÃO: NERD é um jogo de estratégia cooperativa cujo tabuleiro é o próprio dado, e que exige dos participantes criatividade para assumir um papel e narrar cenas coletivamente. É uma homenagem a pessoas (Nerds) como eu, e uma forma dos outros entenderem onde estamos com a cabeça e o que queremos da vida.”

Pacto |  Paulo Guerche, Diego Basinello, Gabriela Ramalho, Mateus Eustáquio |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“O jogo é um role-playing game sobre bruxas se mantendo unidas para enfrentar as ameaças ao universo místico que as cerca. O jogo é pensado para one-shots, então cada aventura terá bruxas e ameaças diferentes, histórias pessoais e conflitos internos, além, é claro, de um mundo fantástico onde os limites da magia são definidos por elas mesmas. ”

Panteão |  Jordan Florio de Oliveira |  Documento | Mapa e Fichas |  Sobre |  Avaliações
“Panteão é uma mistura de jogo narrativo com estratégico, usando mecânicas similares entre boardgame moderno e rpg tradicional com grande inspiração de A Quiet Year para permitir que os jogadores desenvolvam uma tribo antiga para se tornar uma sociedade mais complexa com o tempo.”

Pew! Crash! Boom! |  Igor Moreno |  Documento (Vídeo) |  Sobre |  Avaliações
“Uma cópia descarada de Star Wars com rebeldes furtando algo importante do Império Maligno e precisando escapar para sua nave.”

Rainbow Crystals | Marco Antônio Veloso da Silva |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“RPG de fantasia Queertopia com elementos Queerpunk onde você pode ser você mesmo, independente de sua raça, gênero e sexualidade. Lá fora, a LGBTfobia é real, mata e assusta só de pensar. Aqui, ela pode ser um terrível dragão — que por mais assustador que seja, pode ser derrotado.”

Ser Vivo |  Jairo Borges |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“De forma breve, descrevo Ser Vivo como um jogo sobre “Um Jogo Intimista Sobre Desigualdades, Empatia e Mudança” – onde Androides aprendem a mudar o status quo (desfavorável para eles) em busca de consciência, e direitos iguais aos dos humanos.”

Sombras do Império |  Stefan Plínio da Costa |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Um jogo de drama e sobrevivência com inspiração nos subgêneros da literatura fantástica denominados como Dark Fantasy (Grimm Fantasy) e Sword & Sorcery, ambientado nos vastos territórios que um dia foram um poderoso império, muito similar ao romano, mas que encontram-se completamente devastados trinta anos após o surto de uma pandemia chamada de “Mancha Negra”.”

spectrum.RPG |  Caio Romero |  Documento |  spectrum wordcount  |  Sobre |  Avaliações
“Cor representa as habilidades dos spectrum.
Empatia é estimulada na identificação dos sujeitos com suas máscaras e aliados, sem falar que infortúnios que um spectrum receba podem causar a desfragmentação de todos. Os limites são tênues aparece nas coordenadas das lux e na chance de vazamento da nossa realidade nas desfragmentações.”

The Best Space Liar |  Juliana Almeida |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“TBSL é um jogo de contar aventuras espaciais com seus amigos (Galáxia). Um jogador dá um conflito baseado em um item para os outros resolverem, o que eles farão baseando-se em outro, podendo usar também uma característica da pessoa (identidade). Mas o narrador pode refutar (privilégio), hein!”

Vastatio |  Gabriel Alonso |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Vastatio é sobre abordar os conflitos da guerra a partir de um ponto que representa a sanidade dos civis que sobreviveram à guerra sem poder fazer nada para confrontá-la diretamente. É um jogo sobre intriga, sobre os limites do ser humano e sobre privilégios, mas acima de tudo, sobre quem fomos.”

viÆgóica |  Caue Reigota; Francisco Alves; Tadeu Rodrigues |  Documento |  Sobre |  Avaliações
“Larp onde a tripulação de uma nave, numa missão de natureza e local variáveis (Galáxia), teve suas memórias embaralhadas. Todos lembram de tudo anterior a viagem, impossibilitando definir quem é quem (Identidade). As memórias são acessadas a partir das emoções dos jogadores (Os limites são tênues).”

AVALIACAO2FASE

Lá vamos nós conhecer os resultados da segunda fase de avaliações do Concurso Faça Você Mesmo 2018!

Recapitulando: Recebemos nada mais nada menos que 41 incríveis jogos criados em duas semanas para o FVM2018. Após uma rodada de avaliações e feedbacks cruzados entre os próprios criadores, 22 títulos seguiram para a segunda fase do concurso.

As avaliações da segunda fase foram todas feitas por nosso seleto grupo de juízes. Depois de algumas semanas de MUITA leitura, cada um dos 22 jogos recebeu duas avaliações, sempre com uma nota de 1 a 3. Novamente, vocês podem conferir os feedbacks dos jogos, tanto da fase 1 como da fase 2, na listagem ali em cima na aba AVALIAÇÕES. Também é importante lembrar que, assim como na primeira fase, os juízes tiveram TOTAL autonomia para darem suas notas, críticas e sugestões. Se rolar alguma dúvida ou embaraço, recomendamos fortemente que deem um toque neles, são todos super legais e disponíveis!

Assim, dos 22 jogos que chegaram na segunda fase, apenas 4 avançaram para a terceira e última fase do Concurso Faça Você Mesmo 2018. Um corte tão abrupto assim pode parecer cruel (e doeu ver alguns dos jogos saírem da brincadeira), mas faz parte do jogo! Então mais uma vez gostaríamos de agradecer enormemente a todos que criaram e enviaram seus jogos para o FVM, vocês que LITERALMENTE fazem o FVM, a gente só organiza umas bobeiras. O concurso é isso: um monte de gente empolgada criando junta, se ajudando e pensando como fazer jogos fodas. Nosso muito obrigado pelo seu tempo, dedicação e cuidado, esperamos que a experiência de participar do concurso esse ano tenha sido prazerosa e produtiva para vocês e seus projetos, sejam esses jogos ou os muitos que ainda vão sair das caixolas de vocês.

E sem mais delongas vamos para as notas e os 4 jogos que prosseguem no Concurso Faça Você Mesmo 2018!

Nota Fase 2 Nome do jogo Autor@
3,00 Lens: Seu olhar pode mudar tudo Diego Barreto Azevedo
3,00 O Alvo Raul Fontoura
3,00 viÆgóica Caue Reigota; Francisco Alves; Tadeu Rodrigues
2,90 Matiz Marcio Moreira
2,90 Jornadas Gustavo Vazquez Ramos
2,65 Ser Vivo Jairo Borges
2,51 Inumanos Sergio Maximo Jr.
2,50 Intercromático Marcelo Faria
2,50 O Guarda no Portão Cezar Capacle
2,50 The Best Space Liar Juliana Almeida
2,16 119 Dias Comigo Janine Appel e Êowyn
2,00 Filh@s da Pátria II Camilo Soares
2,00 Pacto Paulo Guerche, Diego Basinello, Gabriela Ramalho, Mateus Eustáquio
1,95 Panteão Jordan Florio de Oliveira
1,93 Éclat David Dornelles Santana de Melo e Maria Eduarda Rocha Magalhães
1,90 Brazil’s Struggle Eduardo Francis
1,75 7 Dias Guilherme Duarte Rodrigues
1,75 Confinadx Luan Barroso da Cruz
1,47 Vastatio Gabriel Alonso
1,45 A Obra Wagner Augusto
1,4 Pew! Crash! Boom! Igor Moreno
1,37 Blackout Marcos Roberto Rodrigues

Então para a terceira e última fase do Concurso Faça Você Mesmo 2018 temos  Lens: Seu olhar pode mudar tudo, O Alvo, viÆgóica e Matiz! Parabéns camaradas, seus jogos nos deixaram de boca aberta, e cumpriram com louvor a proposta e desafios apresentados em nossa brincadeira de criação coletiva! Tivemos muitas notas altas, e os mais observadores verão que o Jornadas ficou ali teoricamente empatado com o Matiz. Porém, para evitar a chance de um empate quíntuplo (!!!) na terceira fase, decidimos por selecionar apenas 4 jogos, e o critério de desempate entre esses dois jogos foi a nota da primeira fase do FVM2018 (2,66 para o Matiz e 2,00 para o Jornadas). De qualquer forma, respeito máximo ao Gustavo Ramos e seu Jornada, provavelmente o jogo do concurso que melhor utilizou a complexa meta alternativa “Redução de desigualdades”!

E agora, na terceira e última fase do Concurso Faça Você Mesmo, os quatro jogos restantes serão lidos e destrinchados mais uma vez pelos nossos juízes. Mas desta vez nada de dar nota! Cada um dos cinco juízes vai escolher um dos quatro jogos e escrever uma carta de amor (<3) a seu jogo favorito, explicando porque aquele jogo especialmente o cativou e deveria vencer o FVM2018. Essas cartas serão apresentadas daqui duas semanas, e o jogo que tiver o maior número de cartinhas apaixonadas é escolhido como vencedor do Concurso Faça Você Mesmo 2018!

O resultado final do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2018 sai na semana de 10 de outubro. Divulgaremos o dia e como isso será feito certinho em breve, mas até lá é hora descansar e curtir o monte de jogos incríveis que chegaram até a segunda etapa!

Resultado da primeira Fase de Avaliações do Concurso Faça Você Mesmo 2018

Finalmente é hora do resultado da primeira fase de avaliações do Concurso Faça Você Mesmo 2018!

Os criadores dos 41 incríveis jogos acima tiveram 15 dias para ler e descrever em que medida os jogos por ele avaliados atendiam aos parâmetros de transmissão da experiência proposta, completude e adequação temática. Com base em uma avaliação geral dos critérios acima, cada um dos três jogos avaliados por cada participante receberam uma nota de 1 a 3. Vocês podem conferir os feedbacks de seus jogos na listagem ali em cima na aba AVALIAÇÕES. Mais uma vez foi interessante perceber que, apesar de uma outra variada, no geral houve certa harmonia nas notas, demonstrando que a maioria do pessoal estava afinada nos critérios.

E embora consideremos que todos os mais de 40 participantes mereçam aplausos e consideração infinitos pelo trampo, criatividade e dedicação concentrados em somente duas semanas, também precisamos fazer o corte, entre tanto esforço e criatividade, naqueles que foram mais bem sucedidos dentre os critérios de avaliação previamente divulgados. Faz parte da brincadeira né? Então mesmo que seu jogo não tenha passado para a Segunda Etapa, fica aqui nosso velho conselho: se acredita em seu jogo, volte com ele para a prancheta, mude o que achar necessário (se for necessário mudar algo!) e continue a correria! Muito do que vimos no FVM2018 pode ser publicado depois de receber ajustes, como vimos inclusive nos anos anteriores. Então leia o feedback dos outros participantes com a cabeça fria e mão na massa!

Assim, na tabela abaixo passaram para a segunda fase aqueles que tiveram uma nota 2 ou superior, e que estão devidamente marcados de verde. Os jogos em vermelho ficam por aqui, seja por não alcançarem a nota de corte, ou por terem sido eliminados por outros motivos

Nota Nome do jogo Autor@
2,66 119 Dias Comigo Janine Appel e Êowyn
2,66 Confinadx Luan Barroso da Cruz
2,66 Matiz Marcio Moreira
2,66 O Guarda no Portão Cezar Capacle
2,66 viÆgóica Caue Reigota; Francisco Alves; Tadeu Rodrigues
2,66 O Alvo Raul Fontoura
2,6 The Best Space Liar Juliana Almeida
2,56 A Obra Wagner Augusto
2,33 Blackout Marcos Roberto Rodrigues
2,66 Inumanos Sergio Maximo Jr. 
2,33 Pacto Paulo Guerche, Diego Basinello, Gabriela Ramalho, Mateus Eustáquio
2,33 Rainbow Crystals Marco Antônio Veloso da Silva
2,33 Ser Vivo Jairo Borges
2,33 Vastatio Gabriel Alonso
2,22 7 Dias Guilherme Duarte Rodrigues
2,22 Intercromático  Marcelo Faria
2,22 Lens: Seu olhar pode mudar tudo Diego Barreto Azevedo
2,06 Filh@s da Pátria II Camilo Soares
2 Brazil’s Struggle Eduardo Francis
2 Éclat David Dornelles Santana de Melo e Maria Eduarda Rocha Magalhães
2 Jornadas Gustavo Vazquez Ramos
2 Panteão Jordan Florio de Oliveira
2 Pew! Crash! Boom! Igor Moreno
2 Aventura na Fortaleza da Luz Sarah Helena
2 Geração Y Aline de Godoy Rodrigues da Silva
1,93 Assassinato no Expresso Vendetta Tarcisio Lucas
1,83 Chakana Jefferson Miranda Pimentel
1,77 OPÇÃO: NERD Rafael Canhête Lopes Filho
1,7 Herança  Felipe Recka
1,66 A Universidade no fim do Mundo Guilherme Korn
1,66 Cthulhu 2020 Daniel Violato
1,66 Kitsune – As Terras da Primavera George Lucas da Silva dos Santos
1,66 Novo Mundo Resgate 01 Natan Ramos
1,66 spectrum.RPG Caio Romero
1,6 Justiça Fernando Muniz Erthal
1,6 Sombras do Império Stefan Plínio da Costa 
1,55 Meritrucocia Rafael Carneiro Vasques 
1,4 No Mesmo Barco André Bogaz
1,33 A Torre de Marfim Vitor Pissaia
1,33 Galetia Joker, Andersson e Átila
1 Mundos Caóticos Guilherme Bufete Liberato

Para os jogos que passaram para a Segunda etapa: Suas criações serão novamente avaliados, desta vez com um retorno do grupo de juízes do FVM2018. A média das notas dos juízes  será a nota final do jogo na segunda fase do concurso, e os dois jogos melhores colocados seguem para a terceira etapa. Mas antes disso temos um tempinho para…

Voltar para o laboratório: Esta é uma etapa completamente opcional, na qual os  criadores que passaram para a segunda etapa terão uma semana para fazerem modificações nos seus jogos, incorporarem sugestões e o que mais tiraram de produtivo da avaliação da primeira etapa. Assim, entre os dias 12 e 19 de julho os criadores podem mexer livremente em seus jogos, sem limite de caracteres, para novamente nos enviarem eles para avaliação da segunda etapa! Repetindo, ninguém é obrigado a mudar nada, e nem a incorporar sugestões que não concorde ou não tenha tempo (a vida tá foda!). É só um intervalo para respirar, e se ainda tiver um gás, dar aquele tempero ou inserir aquela sacada genial que apareceu depois dos 45 minutos do segundo tempo.

A partir do dia 19, começa a Segunda Etapa na qual os jogos serão novamente avaliados ok? Mãos à obra!

4 comments to “Conheça os jogos criados durante o Concurso Faça Você Mesmo 2018”

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  1. Rafael Canhête Filho - julho 12, 2018 at 2:49 am Reply

    Apesar de não ter passado para a segunda fase, gostei muito de ter aproveitado a oportunidade para criar uma nova mecânica de jogo narrativo, que posso adaptar inclusive para outros temas ou gêneros lúdicos. Valeu!

  2. Marcos - julho 12, 2018 at 2:07 pm Reply

    Então tenho que enviar meu joguinho até o dia 19 às 23h e 59min certo? Só para ficar claro porque eu sou um pouco lento hehehe

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