Avaliações – Pacto de Paulo Guerche, Diego Basinello, Gabriela Ramalho e Mateus Eustáquio

Avaliação por Marcelo Faria

  • O jogo é capaz de transmitir a experiência a que se propõe? As regras atuam no sentido de proporcionar a experiência proposta?

Sim, mas falta um pouco de recheio em Pacto. Faltam mecânicas para as histórias e para os desafios.

  • Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de teste?

Incompleto, mas por pouco. Demanda um trabalho extra para ser jogado de verdade.

  • O jogo incorpora de maneira concreta e substancial os temas escolhidos? 

Tribos foi bem incorporado. O empatia mais de leve e a meta de limites tênues foi bem aplicada.

NOTA: 2


Avaliação por André Bogaz

O jogo é capaz de transmitir a experiência a que se propõe? As regras atuam no sentido de proporcionar a experiência proposta?

Creio que esse jogo obteve algum sucesso em implementar a experiência proposta, de retratar bruxas unidas contra alguma ameaça. Há uma mecânica que as leva à união — quando um Ás é sacado, aquela bruxa falhou em sua tarefa, mas guarda a carta para proteger suas companheiras em outro momento. Porém, creio que o jogo teria implementado melhor a experiência a que se propõe se tivesse mais mecânicas similares a essa e se a criação de personagens desse alguma atenção à relação entre elas, ao invés de definir as personagens apenas individualmente.

Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de teste?

Parece-me que sim. Não vejo nada que impediria uma sessão de teste.

O jogo incorpora de maneira concreta e substancial os temas escolhidos? Se a autora optou por usar uma das metas alternativas de design, ela conseguiu executá-la satisfatoriamente?

Os temas, Empatia e Tribos, foram parcialmente implementados. O segundo foi mais fortuito, pois me parece transparecer na elaboração do coven das bruxas. O primeiro, porém, não aparece significativamente em nenhuma mecânica ou em nada no jogo — talvez se poderia contra-argumentar que apareceria um pouco na mecânica da carta Ás, mencionada acima, mas afirmar isso me pareceria forçado.

As autoras valeram-se da meta alternativa “Os limites são tênues”, que foi implementada no fato de que o dia do jogo e o signo das pessoas que o jogam influenciam a sessão. Porém, não me parece ser essa a proposta original da meta. Além do mais, isso faz com que um mesmo grupo que jogue sempre no mesmo dia verá muita repetição no jogo. Isso poderia ter sido evitado se, ao invés de usarem os signos das jogadoras e o dia da semana, usassem as fases da lua, a posição dos astros, os meses do ano, as estações, equinócios e solstícios, enfim, algo que possibilitasse mais variedade sem deixar de ser significativo para a temática do jogo.

NOTA: 2


Avaliação por Marco Antônio Veloso da Silva

Muito interessante o sistema de criação de personagens e das aventuras, usando cartas de Tarô. E a ambientação “flexível” foi um charme à parte, já que posso adaptar o conceito do cenário em qualquer época.

NOTA: 3


Nota final do jogo Pacto de Paulo Guerche, Diego Basinello, Gabriela Ramalho e Mateus Eustáquio: 2,33

About the author: Rafael Rocha

Rafael Rocha é sociólogo, um dos membros do coletivo/editora Secular, e um dos organizadores das primeiras edições do Laboratório de Jogos e Concurso Faça-Você-Mesmo de Criação de Jogos.

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