Avaliações – O Alvo de Raul Fontoura

Avaliação por Vitor Pissaia

Avaliação em áudio

NOTA: 2


Avaliação por Marcelo Faria

  • O jogo é capaz de transmitir a experiência a que se propõe? As regras atuam no sentido de proporcionar a experiência proposta?

Sim, o jogo é bem certeiro na sua proposta. O objetivo de transmitir uma experiência e uma sensação é alcançado. Não é um jogo divertido, é um jogo desagradável. Mas é uma dinâmica interessante de interpretação de personagens e viver uma experiência diferente.

  • Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de teste?

O jogo está completo e redondinho.

  • O jogo incorpora de maneira concreta e substancial os temas escolhidos? 

Sim, muito bem. A meta de design é só um elemento dentro de uma jogabilidade abrangente, mas acredito que se aplica bem ao universo do jogo.

NOTA: 3


Avaliação por Caio Romero

  • O jogo é capaz de transmitir a experiência a que se propõe? As regras atuam no sentido de proporcionar a experiência proposta?

O Alvo transmite muito bem a experiência a que se propõe. Achei muita bacana o quanto as regras estão atreladas à proposta e o quanto tudo está amarradinho nesse jogo.

  • Quão completo é o jogo: o jogo enviado funciona sozinho, com todos os elementos para uma sessão de teste?

O Alvo está pronto para ser jogado. E o mais legal é que o jogo é lido enquanto está rolando. Isso torna a proposta bem fechadinha, mas extremamente funcional.

  • O jogo incorpora de maneira concreta e substancial os temas escolhidos? Se a autora optou por usar uma das metas alternativas de design, ela conseguiu executá-la satisfatoriamente?

A temática do jogo literalmente abraça os temas. Masculinidade está no jogo como um todo, desde a concepção. Dá pra sacar que o tema provavelmente foi o ponto de partida. Identidade aparece já na “criação” dos personagens (se é que dá pra chamar assim) e nas características ligadas ao bullying. A meta de design “Tipo isso, mas diferente” é atendida de um jeito muito satisfatório. Transformar o dorminhoco na mecânica que é base pra que a narrativa aconteça foi uma sacada e tanto: simples e efetiva.

O que mais me chama a atenção em O Alvo: a temática.
Algo “negativo”?: a rejogabilidade. A impressão que fiquei é que a primeira experiência será a mais show, depois não sei se será tão legal. Se essa for a ideia, não é um ponto que atrapalhe, tanto que não posso deixar de dar a nota máxima aqui. 😉

NOTA: 3


Nota final do jogo O Alvo de Raul Fontoura: 2,66

About the author: Rafael Rocha

Rafael Rocha é sociólogo, um dos membros do coletivo/editora Secular, e um dos organizadores das primeiras edições do Laboratório de Jogos e Concurso Faça-Você-Mesmo de Criação de Jogos.

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